
Educação e Escolarização: entre distinção e transformação
Maria Helena Cruz
(https://orcid.org/0000-0002-0929-6982)
Resumo
Este artigo investiga a relação histórica e conceitual entre educação e escolarização, analisando como a formação humana se organizou antes da universalização da escola e como essa distinção permanece relevante para pensar a educação contemporânea. Parte-se da compreensão de que educar constitui uma condição antropológica fundamental, processo difuso de inserção do indivíduo no mundo social, cultural e simbólico, enquanto escolarizar representa uma construção histórica específica, caracterizada pela institucionalização, sistematização e padronização da transmissão do conhecimento. A análise demonstra que, em sociedades anteriores à escolarização universal, a maioria das pessoas era educada por meio da participação direta nas práticas sociais, enquanto formas sistemáticas de instrução eram predominantemente reservadas a grupos socialmente privilegiados. Esse duplo regime formativo evidencia que a escola não cria a educação, mas a reorganiza segundo critérios institucionais e, posteriormente, a hierarquiza simbolicamente.
Palavras-chave: educação; escolarização; formação humana; história da educação; experiência social.
Abstract
This article examines the historical and conceptual relationship between education and schooling, analyzing how human formation was organized prior to the universalization of formal schooling and how this distinction remains relevant for understanding contemporary education. It is grounded in the premise that education constitutes a fundamental anthropological condition, a diffuse process through which individuals are integrated into the social, cultural, and symbolic world, whereas schooling represents a specific historical construction characterized by the institutionalization, systematization, and standardization of knowledge transmission. The analysis shows that, in societies preceding universal schooling, most individuals were educated through direct participation in social practices, while systematic forms of instruction were largely reserved for socially privileged groups. This dual formative regime reveals that schools do not create education but reorganize it according to institutional criteria and subsequently establish symbolic hierarchies within it.
Keywords: education; schooling; human formation; history of education; social practice; institutionalization.Educación y Escolarización: Distinciones y Transformaciones
Resumen
Este artículo examina la relación histórica y conceptual entre educación y escolarización, analizando cómo se organizaba la formación humana antes de la universalización de la escuela y cómo esta distinción sigue siendo relevante para pensar la educación contemporánea. Se parte de la premisa de que educar constituye una condición antropológica fundamental, un proceso difuso mediante el cual los individuos se integran al mundo social, cultural y simbólico, mientras que escolarizar representa una construcción histórica específica caracterizada por la institucionalización, sistematización y estandarización de la transmisión del conocimiento. El análisis muestra que, en sociedades anteriores a la escolarización universal, la mayoría de las personas era educada a través de la participación directa en las prácticas sociales, mientras que las formas sistemáticas de instrucción estaban predominantemente reservadas a grupos socialmente privilegiados. Este doble régimen formativo revela que la escuela no crea la educación, sino que la reorganiza según criterios institucionales y posteriormente establece jerarquías simbólicas en su interior.
Palabras clave: educación; escolarización; formación humana; historia de la educación; práctica social; institucionalización.
Introdução
A história da educação revela que aprender nunca foi um fenômeno uniforme, nem socialmente neutro. Muito antes de a escolarização tornar-se um direito coletivo, a formação humana organizava-se segundo linhas profundas de distinção social, simbólica e material. Enquanto a maioria das pessoas era educada no interior da vida cotidiana, pelo trabalho, pela tradição e pela convivência, os grupos detentores de poder social e econômico dispunham de formas sistemáticas de instrução orientadas à manutenção e ao refinamento de sua posição no mundo. A educação, nesse contexto, não era apenas transmissão de saberes, mas também produção de hierarquias.
Essa diferenciação histórica torna visível a necessidade de distinguir dois processos frequentemente tomados como equivalentes: educação e escolarização. Educar é inserir o sujeito no universo cultural, simbólico e prático de sua comunidade; escolarizar é organizar institucionalmente parte desse processo, delimitando tempos, espaços e métodos para ensinar. Durante séculos, a educação existiu sem ser universalmente escolarizada, e a escolarização, quando presente, serviu sobretudo como mecanismo de distinção social. Diante desse processo histórico, compreender a história da formação humana exige reconhecer que a escola não inaugura a educação, ela a redefine, seleciona e hierarquiza.
Com a emergência da escolarização universal, a promessa de democratização do acesso ao saber não eliminou completamente as tensões entre aprender para viver e aprender para cumprir exigências institucionais. A escola moderna consolidou-se como espaço central de transmissão cultural, mas frequentemente o fez mediante a separação entre conhecimento e experiência, entre conteúdo e existência concreta. Ensinar passou, muitas vezes, a significar preparar para a vida futura, e não viver formativamente o presente.
É nesse ponto que se coloca um problema pedagógico decisivo: como aproximar a escolarização da educação para a vida sem dissolver o rigor do conhecimento sistematizado? Como transformar a escola em espaço de compreensão crítica do mundo vivido e, ao mesmo tempo, em lugar de criação de possibilidades históricas ainda não realizadas? A questão não é apenas metodológica, mas ontológica: trata-se de redefinir o sentido da formação humana em sociedades que reconhecem simultaneamente a herança cultural do passado e a necessidade de construir futuros mais justos e habitáveis.
Metodologia
A reflexão que se segue parte dessa tensão histórica e conceitual. Considera a tradição de formação diferenciada entre grupos sociais, a distinção fundamental entre educar e escolarizar e a urgência de reconfigurar a escola como espaço de experiência, consciência e transformação. Seu horizonte é a construção de processos formativos capazes de articular conhecimento e existência, memória e invenção, realidade e possibilidade de modo que a escolarização deixe de ser apenas organização do ensino e se torne, efetivamente, prática viva da humanização.
Do referencial teórico
O referencial teórico que fundamenta esta investigação apoia-se em três eixos interdependentes: a historicidade da educação como prática social anterior à escolarização universal, a distinção conceitual entre educação e escolarização enquanto formas diferenciadas de formação humana, e a compreensão da escola como espaço potencial de produção de transformações historicamente situadas. Esses eixos articulam contribuições da história da educação, da filosofia pedagógica e da teoria social crítica, compondo um campo interpretativo que permite compreender a formação humana como processo simultaneamente cultural, político e existencial.
A compreensão histórica da educação parte do reconhecimento de que a formação humana antecede a institucionalização escolar. O processo educativo constitui dimensão constitutiva da vida social, manifestando-se nas práticas de transmissão cultural, nos sistemas simbólicos e nas formas de organização do trabalho e da convivência. A escolarização, nesse sentido, não inaugura a educação, mas representa uma modalidade histórica específica de sua organização.
Essa perspectiva é amplamente desenvolvida na historiografia da educação, especialmente em análises que demonstram a coexistência, ao longo dos séculos, de formas difusas de aprendizagem e formas institucionalizadas de ensino. A reconstrução histórica das práticas formativas evidencia que a instrução sistemática esteve, durante longos períodos, associada a grupos socialmente privilegiados, enquanto a maioria da população era educada por meio da experiência cotidiana e da tradição cultural. Tal leitura encontra síntese interpretativa em História da educação, de Claudino e Nelson Piletti (2026), que apresenta a educação como fenômeno inseparável das estruturas sociais e das formas históricas de organização do conhecimento.
A análise da infância como categoria histórica reforça essa compreensão ao demonstrar que as formas de educar variam conforme os modos de perceber o desenvolvimento humano e o lugar social da criança. Ao evidenciar que a infância não constitui realidade natural imutável, mas construção cultural historicamente situada, História Social da Criança e da Família, de Ariès (1981), contribui para compreender que a própria ideia de formação escolar universal emerge em contextos específicos de reorganização social e simbólica.
A constituição dessa racionalidade pedagógica moderna encontra formulação clássica em Didática magna de Comenius (1997), obra que propõe a organização metódica do ensino e estabelece fundamentos para a ideia de educação estruturada em níveis, conteúdos e procedimentos definidos. A sistematização do ensino, nesse contexto, representa tentativa de ordenar a transmissão cultural de modo abrangente e racionalmente planejado.
Paralelamente, a reflexão filosófica sobre a natureza do desenvolvimento humano e o papel da experiência na formação do sujeito contribui para redefinir o sentido da educação. Em Emílio, ou Da educação de Rousseau (1973), a formação é concebida como processo que deve respeitar a dinâmica própria do desenvolvimento humano, articulando natureza, experiência e liberdade. Essa perspectiva introduz uma tensão produtiva entre a organização institucional do ensino e a singularidade da experiência formativa.
A modernidade pedagógica consolida, assim, uma dupla herança: de um lado, a sistematização do ensino como forma de organizar a transmissão cultural; de outro, a valorização da experiência como fundamento do desenvolvimento humano. Essa tensão aparece na filosofia educacional pragmatista, que compreende o conhecimento como resultado da interação entre sujeito e ambiente. Em Democracia e educação, de Dewey (1979), a educação é definida como processo contínuo de reconstrução da experiência, vinculando aprendizagem, participação social e transformação das condições de vida.
A institucionalização da escolarização universal, entretanto, não pode ser compreendida apenas como expansão progressiva do acesso ao saber. Ela também se insere em processos mais amplos de reorganização social e política. A escola moderna constitui, simultaneamente, espaço de formação cultural e dispositivo de regulação social. Essa dimensão é analisada de modo crítico em Vigiar e punir, de Foucault, que interpreta o surgimento das instituições modernas, incluindo a escola, como parte de um conjunto de tecnologias disciplinares voltadas à produção de sujeitos socialmente regulados.
Essa leitura evidencia que a escolarização universal implica não apenas democratização do ensino, mas também reorganização das formas de controle, classificação e normalização dos indivíduos. A escola torna-se, assim, lugar de transmissão de saberes e de produção de subjetividades.
A articulação entre formação, poder e transformação social encontra desenvolvimento particularmente significativo na pedagogia crítica. A educação é compreendida como prática histórica situada, vinculada às condições concretas de existência e às possibilidades de sua transformação. Nesse contexto, o processo educativo não se limita à reprodução cultural, mas inclui a produção consciente de novas formas de vida social.
Tal perspectiva é elaborada por Paulo Freire, cuja reflexão sobre a prática educativa como ação histórica transformadora encontra formulação central em Pedagogia do Oprimido (2018). A noção de transformação possível, historicamente situada e coletivamente construída, oferece fundamento teórico para pensar a escolarização como espaço de produção de novas realidades sociais e culturais.
A partir desse conjunto de contribuições, a educação pode ser compreendida como processo histórico de formação humana que antecede e excede a instituição escolar, enquanto a escolarização aparece como forma específica de organização social do ensino, simultaneamente cultural e política. A relação entre ambas não é de identidade nem de oposição, mas de mediação histórica. A formação humana emerge, nesse quadro, como processo que articula experiência, conhecimento e transformação, dimensão na qual a escolarização pode deixar de ser apenas mecanismo de reprodução social e tornar-se prática consciente de criação histórica.
Educação como Condição Antropológica, Escolarização como Construção Histórica
A distinção entre educação e escolarização torna-se particularmente visível quando observamos a formação humana em sociedades anteriores à universalização da escola. Nesse contexto histórico, educar e escolarizar não eram processos equivalentes, nem mesmo necessariamente relacionados. A educação existia como condição da vida social, já a escolarização, quando existia, era uma forma específica e restrita de organizá-la.
Educar, em sentido amplo, sempre significou introduzir o indivíduo em um mundo já existente. Trata-se de um processo contínuo de transmissão cultural, simbólica e prática, pelo qual se aprendem valores, normas, técnicas, crenças e modos de perceber a realidade. A educação é anterior à instituição escolar, pois acompanha a própria existência das sociedades humanas. Ela ocorre na convivência, na linguagem, no trabalho, nos rituais, na memória coletiva. É difusa, incorporada, frequentemente invisível enquanto prática sistemática.
Escolarizar, por sua vez, é institucionalizar a educação. É organizá-la segundo tempos definidos, espaços delimitados, currículos estruturados e relações pedagógicas formalizadas. A escolarização implica a criação de um dispositivo específico para ensinar, a escola, e pressupõe que o aprendizado possa ser separado do fluxo ordinário da vida social.
Antes da escolarização universal, essa distinção era vivida como experiência concreta. A maioria das pessoas era educada, mas não escolarizada. Aprendia-se a viver participando do mundo; não frequentando, necessariamente, um espaço exclusivo de ensino.
Ao mesmo tempo, grupos socialmente privilegiados tinham acesso a formas sistemáticas de instrução que se aproximavam daquilo que hoje reconhecemos como escolarização, ainda que em formatos distintos dos modelos modernos. A educação das elites, mediada por tutores, academias ou instituições religiosas, constituía um processo deliberadamente organizado de formação intelectual e moral. Era educação formal, mas não universal. Esse contraste revela um primeiro paralelo fundamental: a educação é condição antropológica; a escolarização é construção histórica.
Entre os grupos populares, educar significava inserir progressivamente o indivíduo nas práticas coletivas. O aprendizado ocorria no interior da experiência compartilhada, no cultivo da terra, no exercício do ofício, na participação nos rituais comunitários. A transmissão do saber era inseparável do pertencimento social. Não havia separação clara entre tempo de aprender e tempo de viver.
Entre as elites, ao contrário, a educação frequentemente assumia forma sistemática, planejada e diferenciadora. A instrução letrada, o domínio das artes da linguagem, o estudo da filosofia ou da teologia não eram apenas meios de adquirir conhecimento, mas instrumentos de distinção social. Nesse caso, a escolarização, ainda que não massificada, já funcionava como tecnologia de formação específica de determinados sujeitos: governantes, administradores, clérigos e intelectuais.
A escola constitui apenas uma das maneiras possíveis de organizar o processo educativo. Historicamente, porém, ela adquiriu crescente centralidade, especialmente a partir da modernidade. A universalização escolar, consolidada entre os séculos XVIII e XIX, representa o momento em que a sociedade passa a considerar que a formação sistemática não deve mais ser privilégio, mas norma.
Esse movimento transforma profundamente o sentido da educação. Ao tornar-se direito e dever coletivo, a escolarização redefine o tempo da infância, reorganiza a transmissão cultural e estabelece novos critérios de legitimidade do saber. O conhecimento que não passa pela escola tende a perder reconhecimento público, ainda que continue existindo.
Dessa forma, o surgimento da escola universal não elimina a educação difusa, mas a subordina simbolicamente. O que antes era a forma predominante de formação humana passa a ser percebido como incompleto, informal ou insuficiente. Tem-se, então, um terceiro paralelo histórico: a escolarização universal não substitui a educação tradicional, ela a hierarquiza.
Pensar a educação anterior à universalização da escola permite compreender que a institucionalização do ensino é apenas uma das possíveis formas de organizar a transmissão cultural. A educação precede, excede e atravessa a escolarização.
Se educar é inserir alguém no mundo, escolarizar é ensinar segundo as regras de uma instituição. A primeira é a condição da vida social, a segunda, uma tecnologia histórica de organização do saber. Entretanto, o contexto social contemporâneo exige o conhecimento crítico da cultura que se fez antes para que se possa construir presentes e futuros viáveis, fazendo-se desejável uma certa integração entre vida e erudição.
Essa integração entre vida e erudição depende de um deslocamento epistemológico fundamental: o conhecimento não deve ser apresentado como patrimônio a ser venerado, mas como linguagem histórica da experiência humana. Aprender torna se, assim, participar de uma conversa que atravessa gerações.
Essa perspectiva transforma também o papel da escola. A instituição deixa de ser apenas espaço de transmissão de conteúdos estabilizados e passa a ser lugar de mediação cultural. Seu trabalho consiste em criar pontes entre experiência cotidiana e tradição intelectual, entre prática social e elaboração simbólica, entre memória cultural e invenção do novo.
Tal mediação exige reconhecer o educando como sujeito de experiência, não como recipiente de informação. O saber que ele traz do mundo vivido não é obstáculo à cultura erudita; é sua condição de inteligibilidade. Quanto mais a aprendizagem parte da experiência concreta, do corpo, do território, das relações sociais, da linguagem cotidiana, mais profunda pode ser a apropriação dos sistemas culturais complexos.
A cultura erudita, nesse horizonte, deixa de funcionar como instrumento de distinção e passa a atuar como ampliação de mundo. Ela expande a capacidade de imaginar, interpretar, comparar, historicizar e criar. Amplia o repertório simbólico com que o sujeito compreende sua própria existência.
Educar para a vida e ampliar o horizonte cultural não são tarefas concorrentes, mas mutuamente constitutivas. A vida oferece matéria à cultura; a cultura oferece profundidade à vida.
Todavia, essa convergência não ocorre espontaneamente. Ela exige intencionalidade pedagógica. Exige currículos que articulem experiência e reflexão, práticas que integrem sensibilidade e conceituação, metodologias que reconheçam o conhecimento como construção histórica compartilhada. Exige também a democratização efetiva do acesso aos bens culturais complexos, não como privilégio, mas como direito formativo.
Quando essa integração se realiza, a educação deixa de oscilar entre dois empobrecimentos complementares: o da instrução abstrata desligada do mundo e o da experiência imediata desprovida de elaboração simbólica. Surge, então, uma formação que permite ao sujeito viver com consciência histórica, sensibilidade cultural e capacidade crítica.
Nesse horizonte, educar para a vida significa formar alguém capaz de habitar o mundo em múltiplas camadas: a material, a social, a simbólica e a histórica. E ampliar o horizonte cultural erudito significa oferecer instrumentos para interpretar essas camadas com profundidade e autonomia.
Possibilidades de uma escolarização mais próxima da educação para a vida, de modo a criar inéditos viáveis
Pensar a aproximação entre escolarização e educação para a vida é, antes de tudo, reconhecer que a escola moderna nasceu de um gesto de ordenação do mundo, e que a vida, por sua vez, nunca se deixa ordenar inteiramente. Entre o tempo regulado da instituição e o fluxo aberto da experiência humana instala-se uma tensão histórica: de um lado, o conhecimento sistematizado; de outro, a existência vivida. A tarefa pedagógica contemporânea consiste, talvez, não em resolver essa tensão, mas em torná-la produtiva, transformá-la em movimento formativo.
A educação, em seu sentido mais amplo, não é um sistema, mas um processo de humanização. Ela acontece quando o sujeito aprende a ler o mundo antes mesmo de ler a palavra, quando reconhece que viver implica interpretar, escolher, agir e transformar. A escolarização, por sua vez, é a forma histórica pela qual as sociedades organizam a transmissão sistemática de saberes, separando tempos, espaços e funções para ensinar. Ao instituir a escola, a modernidade não inventou a educação, mas a circunscreveu. Criou um lugar próprio para aquilo que antes se disseminava por todos os lugares.
Entretanto, ao delimitar o espaço do ensino, a escola também correu o risco de afastar o conhecimento de suas condições concretas de existência. O saber tornou-se frequentemente representação antes de ser experiência, conteúdo antes de ser relação, informação antes de ser transformação. A escolarização, nesse movimento, passou a ensinar sobre a vida mais do que ensinar a viver com consciência dentro dela.
A possibilidade de aproximar escolarização e educação para a vida emerge quando se reconhece que o conhecimento não é apenas um conjunto de conteúdos a serem transmitidos, mas uma forma de encontro entre sujeito e realidade. Aprender não é apenas acumular informações sobre o mundo; é tornar-se capaz de habitá-lo de maneira mais lúcida, mais responsável e mais criadora. Nesse sentido, o currículo deixa de ser um mapa fixo do já sabido e passa a configurar-se como um território de investigação do real vivido.
Quando a escola se abre à experiência concreta, às perguntas que nascem da convivência social, às inquietações que atravessam o cotidiano, aos problemas que configuram o presente, o conhecimento deixa de ser abstração distante e passa a ser instrumento de compreensão e intervenção. A aprendizagem torna-se, então, uma forma de presença no mundo: compreender para agir, agir para compreender de outro modo.
Essa inflexão exige que a experiência seja reconhecida como dimensão constitutiva do saber. O pensamento não se forma apenas na contemplação, mas também na ação refletida. O sujeito aprende quando observa, quando experimenta, quando erra, quando reformula, quando participa de processos que produzem efeitos reais. A teoria não perde sua importância; ao contrário, ganha densidade ao dialogar com a prática e ao retornar a ela como possibilidade de recriação.
Nesse horizonte, formar não significa apenas desenvolver competências cognitivas, mas cultivar a integralidade da existência humana. O pensamento, o corpo, a sensibilidade, a linguagem e a ética não se distribuem em compartimentos estanques na vida real; tampouco deveriam ser rigidamente separados nos processos de aprendizagem. Educar para a vida é favorecer a constituição de sujeitos capazes de perceber, sentir, julgar, imaginar e agir de maneira integrada.
A temporalidade da formação também se transforma quando a escola se orienta pela experiência viva. O tempo educativo deixa de ser apenas sucessão de tarefas e passa a ser duração de processos. Compreender algo profundamente exige demora, retorno, reelaboração. A aprendizagem significativa não se mede pela rapidez da resposta, mas pela espessura da compreensão que se sedimenta ao longo do tempo.
É nesse movimento que se torna possível conceber a escolarização como espaço de emergência do novo. Não do novo como ruptura abstrata, mas do novo como possibilidade concreta que nasce da leitura crítica da realidade e da ação coletiva sobre ela. A educação passa a orientar-se pela produção do que Paulo Freire nomeou de inédito viável, aquilo que ainda não existe, mas pode ser construído a partir das condições históricas presentes (2019).
Produzir inéditos viáveis educativos significa formar sujeitos capazes de perceber limites históricos não como fatalidades, mas como campos de transformação possível. O conhecimento, nesse contexto, deixa de ser apenas herança cultural e torna-se também força prospectiva. Aprende-se não apenas o que foi pensado, mas como pensar o que ainda não foi.
Nesse contexto, a avaliação desloca-se de sua função classificatória para tornar se prática de consciência. Avaliar passa a significar acompanhar processos de formação, reconhecer deslocamentos de compreensão, perceber o surgimento de novas perguntas, registrar transformações nas formas de agir e de interpretar o mundo. O critério deixa de ser apenas o desempenho e passa a ser a qualidade do percurso formativo.
A escolarização aproxima-se da educação para a vida quando deixa de organizar apenas a transmissão do passado e passa a participar da criação do futuro. Quando o conhecimento não é apenas memória do que foi, mas condição de possibilidade do que pode vir a ser. Quando ensinar não significa apenas explicar o mundo existente, mas cultivar a capacidade de transformá-lo.
Conclusão
A reflexão sobre a educação anterior à escolarização universal, sobre a formação diferenciada das elites e sobre a distinção entre educar e escolarizar permite reconhecer que a escola moderna não representa o início da educação, mas uma de suas formas históricas de organização. A escolarização universal ampliou o acesso ao saber sistematizado, mas também consolidou novas mediações entre conhecimento e experiência, entre formação e vida concreta. Nesse percurso, tornou-se evidente que a democratização do ensino não se esgota na ampliação do acesso à instituição escolar. Ela exige a transformação do próprio sentido do que significa aprender.
A educação, enquanto processo de humanização, ultrapassa os limites formais da escola. Ela se realiza na experiência vivida, na inserção cultural, na participação social e na capacidade de interpretar e transformar a realidade. Quando a escolarização se afasta dessas dimensões, corre o risco de reduzir o conhecimento à sua forma abstrata, dissociando-o das condições históricas que lhe conferem significado. Quando, porém, a escola reconhece a vida como matriz do saber, o ensino deixa de ser mera transmissão e torna-se prática consciente de existência.
Reaproximar escolarização e educação para a vida não significa dissolver o rigor acadêmico, mas aprofundá-lo. Significa compreender que o conhecimento alcança sua densidade máxima quando se converte em instrumento de leitura crítica do mundo e em condição de possibilidade para transformá-lo. A aprendizagem torna-se, então, movimento reflexivo que articula memória e criação, herança e invenção, compreensão e ação.
Tal perspectiva aproxima-se da ideia de que a prática educativa deve abrir caminhos para a realização de possibilidades historicamente situadas, mas ainda não concretizadas, aquilo que Paulo Freire (2019) compreende como horizonte de transformação humana, desenvolvido em Pedagogia do Oprimido. A formação deixa, assim, de ser adaptação ao existente e passa a incluir a capacidade de intervir no real com consciência crítica e responsabilidade coletiva.
Concluir, portanto, não é encerrar a reflexão, mas reconhecer o movimento que ela inaugura. Entre educação e escolarização não há oposição necessária, mas uma relação histórica em permanente reconstrução. A escola que se aproxima da vida não abandona o conhecimento, ela o reinscreve na experiência humana que lhe dá origem e sentido. Educar, nesse horizonte, é tornar o mundo compreensível; escolarizar, quando orientado por essa finalidade, é torná-lo transformável.
Referências
ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1981.
COMENIUS, Jan Amos. Didática magna. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
DEWEY, John. Democracia e educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1979.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 1987.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido, 65ª ed.. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2018.
PILETTI, Nelson; PILETTI, Claudino. História da educação. São Paulo: Contexto, 2026.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio, ou da educação. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1973.
